Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

TJAL recebe prêmio nacional na categoria Comunicação de Interesse Público

A Diretoria de Comunicação (Dicom), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), conquistou, em junho, o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2024 com a divulgação do programa Adoções Possíveis. A estratégia de divulgação foi considerada a melhor do Brasil, na categoria Comunicação de Interesse Público.

O presidente do Tribunal, desembargador Fernando Tourinho, parabenizou a equipe e enalteceu o trabalho no projeto.

“Esse importante prêmio é fruto de um reconhecimento do trabalho que nós estamos desenvolvendo. Estou muito feliz porque trabalhamos muito, mas também temos que saber valorizar esses momentos. Estamos todos de parabéns pela conquista, em especial a equipe da Dicom”, falou o presidente.

O projeto divulga, por meio do Sistema Nacional de Adoção (SNA) e de plataforma digital, vídeos de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e destituídos do poder familiar, que têm o perfil considerado de difícil colocação em família substituta.

A divulgação busca ampliar o alcance da busca, permitindo maior visibilidade para essas crianças e adolescentes, aumentando as chances de inserção delas em um ambiente familiar adequado.

As ações por meio de textos, vídeos, stories, cards e podcasts contribuíram para que mais de 40 crianças fossem adotadas e tivessem as suas vidas transformadas.

O trabalho da Dicom superou 47 boas práticas de diversas instituições do sistema de Justiça do país e ratificou a relevância do uso de vídeos para conectar pretendentes a crianças disponíveis para adoção.

O diretor Maikel Marques recebeu a premiação, em Fortaleza (CE), ao final do XVIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), promovido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ).

“Fazemos uma comunicação de impacto, de resultado, só que muita coisa não fica tão visível como nos processos de adoção. Todo o reconhecimento é importante. E quando a Presidência reconhece esse trabalho, nos dá um combustível para que a gente inove e busque ainda mais melhorias”, disse.

Maikel também enalteceu o trabalho em equipe e ressaltou a importância do apoio da Presidência e a parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ).

“É um trabalho coletivo, não é feito de forma isolada. São quase 30 profissionais que estão envolvidos nessa estratégia de comunicação. Com o apoio da CEIJ, conseguimos literalmente ir ao encontro da sociedade e isso fez total diferença na maneira como os julgadores consideraram a nossa estratégia de divulgação a melhor do Brasil”, explicou.

Jana Braga