TJAL promove formação sobre linguagem judicial ética e simples
A Escola Superior da Magistratura (Esmal) abre, nesta sexta-feira (12), inscrições para o curso online “Linguagem judicial: ética e simplificação da linguagem no Poder Judiciário”. Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) podem se matricular na formação até o dia 24 de julho, exclusivamente pelo site http://eventos.esmal.tjal. jus.br/login.
Com carga horária de 10 horas/aula, a capacitação ocorrerá virtualmente pela plataforma Zoom, no dia 26 de julho, pela manhã, das 8h30 às 12h30, e pela tarde, das 14h às 18h. O link de acesso à sala de aula virtual será disponibilizado até a véspera do dia do curso. Será exigida frequência integral para obtenção de certificado de horas.
Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-19) e do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) também podem participar e suas matrículas serão realizadas pela própria Esmal, após a indicação do nome dos cursistas pelos respectivos Tribunais.
Sobre a formação
As aulas serão ministradas pelo coordenador geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), o magistrado Alberto Jorge Correia de Barros Lima. O docente é atual juiz convocado no TJAL, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), autor de livros e artigos e orientador de pesquisas.
O curso abordará o acesso à justiça pela comunicação simples e compreensível com o jurisdicionado e o público em geral, buscando a promoção de valores éticos e a clareza na linguagem utilizada no sistema forense.
A formação promovida pela Esmal está em consonância com a política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelecida pelo Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, que orienta os tribunais a assumirem uma postura menos formalista e mais acessível aos cidadãos.
Para mais informações, acesse o edital do curso.