Sessão especial discutirá participação da mulher na política
A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira, 27, às 9 horas, no plenário da Casa, uma sessão especial com o objetivo de discutir os obstáculos enfrentados pelas mulheres na política e o que pode ser feito para combater a violência de gênero nesta área, seja ela física, verbal, psicológica e/ou econômica. A iniciativa é da deputada Fátima Canuto (MDB), procuradora especial da mulher no Parlamento alagoano. De acordo ela, promover a participação feminina na política é um dos princípios da Procuradoria.
Outro ponto que será alvo de discussão durante a sessão especial é o projeto de lei ordinária n° 849/2024, também de autoria da deputada Fátima Canuto, visando instituir a política de enfrentamento à violência política contra a mulher no Estado de Alagoas. “Nos últimos anos, a discriminação e outras expressões da violência de gênero de caráter estrutural, que tendem a afetar as mulheres no exercício de seus direitos políticos- eleitorais, começaram a ganhar visibilidade”, observa a parlamentar, ao justificar a propositura da matéria. “Trata-se de uma violação dos direitos humanos das mulheres, representando um grave problema que afeta as democracias do mundo”, acrescenta.
Para participar da plenária foram convidados movimentos femininos de luta pelos direitos das mulheres, além vereadoras, deputadas e pré-candidatas a cargos políticos nas Casas Legislativas nas próximas eleições.