São João Massayó contará com 570 ambulantes garantindo renda extra no período junino
A edição de 2024 do São João Massayó está chegando e os ambulantes que vão comercializar seus produtos, dentro e fora do evento, durante os 9 dias de festa, já estão com sua renda extra garantida. Serão 570 ambulantes autorizados e distribuídos entre os polos de Jaraguá e Benedito Bentes. Os visitantes encontrarão barracas de cervejeiros, comidas e bebidas, uma praça de alimentação com Food Trucks, além de baleiros (formiguinhas) entre a multidão.
O Polo Jaraguá, que abre os festejos juninos no estacionamento de Jaraguá, terá 355 ambulantes trabalhando, divididos entre 170 ambulantes internos e 185 externos. O espaço contará com uma praça de alimentação, localizada próximo à Capelinha de Jaraguá, que comportará Food Trucks e um parque de diversões para toda a família. Já o Polo do Benedito Bentes terá 215 ambulantes, sendo 102 internos e 113 externos.
O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, destaca que a agenda de eventos em Maceió é sempre uma oportunidade de impulsionar os lucros dos ambulantes da capital alagoana. “Esse ano já tivemos o Massayó Verão, que foi um sucesso para as vendas e agora, com mais uma edição do São João Massayó, os ambulantes terão 8 dias de um evento com recorde de público todas as noites. A estrutura está padronizada e, com certeza, vai levar mais lucro e conforto aos comerciantes”, disse o secretário.
PRÉ-INSCRIÇÃO E SORTEIO
Os ambulantes passaram por um processo de pré-inscrição totalmente online que selecionava, através da documentação, os aptos e não aptos para o sorteio. Em seguida, a lista de aptos passou por um sorteio, transmitido ao vivo pelo Instagram da Semsc, acompanhado por representantes da categoria, que definiu quem estaria trabalhando dentro e fora do evento, assim como, a ordem numérica de cada barraca.
CURSO DE BOAS PRÁTICAS
Os ambulantes sorteados foram divididos em seis turmas e realizaram, entre os dias 12 e 14 de junho, o Curso Obrigatório de Boas Práticas junto à SEMSC e em parceria com a Vigilância Sanitária de Maceió, Procon Maceió, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDS) e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB). Ao final da capacitação, os ambulantes receberam um certificado de conclusão.
FISCALIZAÇÃO
O evento contará, ainda, com o trabalho dos agentes de fiscalização, que estarão atentos para que os ambulantes não comercializem fora da área permitida, vendam bebidas em garrafas de vidro e alimentos em espetos de madeira. Produtos proibidos para comercialização. Os comerciantes também não devem obstruir o passeio público, impedir ou dificultar a passagem dos pedestres, danificar áreas e bens públicos, além de manter a limpeza do local, não utilizar equipamentos sonoros e não explorar mão de obra infantojuvenil.