Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Prefeitura de Maceió se reúne com Câmara para discutir PLDO de 2025

A Prefeitura de Maceió entregou, nessa terça-feira (11), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025 à Câmara Municipal de Vereadores. O encontro com os membros do legislativo aconteceu na sede da Câmara, do bairro do Jaraguá. O texto base do PLDO de 2025 foi encaminhado, oficialmente, ao legislativo no dia 15 de maio, seguindo o calendário orçamentário municipal, e publicado no Diário Oficial do Município (confira aqui).

A proposta orçamentária para o ano que vem prevê o valor de R$ 4.275.019.402,00 em investimentos públicos. O texto base agora será discutido pela Câmara junto a população em audiências públicas, a primeira delas realizada nesta quarta-feira(12), às 15h, no Jaraguá.

No encontro ocorrido na Câmara, além da Secretaria de Fazenda (Sefaz), representada pelo titular da pasta, João Felipe Borges, e pelo diretor especial de Planejamento Orçamentário da Sefaz, Jailton Nicácio, também estiveram presentes representantes da Controladoria Geral do Munícipio, José de Barros Neto, e da Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras, Anna Julia Albuquerque.

O PLDO é a etapa orçamentária que define as metas e as prioridades do Município, bem como as regras para a elaboração, organização e execução do orçamento do ano seguinte, de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA).

Ele é elaborado anualmente e orienta a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) e destinar as prioridades dos investimentos com recursos do tesouro a serem realizados pelo poder público.

O projeto da LDO para 2025 foi elaborado este ano por meio de uma consulta pública virtual promovida pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) em abril, por meio do portal Participa Maceió.

Pela internet, a população pôde sugerir e priorizar as políticas públicas e investimentos para o seu bairro e região que elas acreditam que devem compor o orçamento do ano que vem, além de sugerir alterações no texto base.

Jana Braga