Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Quarto Poder

Nas Eleições Municipais, os quatro pré-candidatos da base Calheirista não formam nem meio JHC

As pré-candidaturas para as eleições municipais desse ano já vêm sendo anunciadas pelos partidos, em Maceió o favoritismo absoluto ainda se concentra nas mãos do atual prefeito JHC, assim mostram as pesquisas mais recentes. Na última pesquisa divulgada, em dezembro do ano passado, JHC sairia vitorioso ainda no primeiro turno.

A popularidade se deve, em boa parcela, pelo seu potencial estrondoso nas redes, JHC conta com uma estratégia de marketing absurdamente bem organizada, que dá conta de elucidar a população de seus feitos na liderança da gestão. Maceió vem sendo projetada nacionalmente e até mundialmente, alcançando números poucas vezes vistos, principalmente se tratando de uma das principais economias que movem a capital alagoana, o turismo, se destacando como o principal destino em 2024.

Ações recentes como o Verão Massayó e o carnaval tem fomentado o setor e a economia criativa na cidade, gerando emprego e renda, elevando o patamar da cidade que só angariava bons números em alta temporada, agora o fluxo de turistas tem sido o ano inteiro. Para além disso, bilhões estão sendo investidos na infraestrutura da cidade, nem mesmo o descaso ocasionado pela mineradora Braskem, que afundou bairros importantes da cidade, brecou o desenvolvimento. São observadas melhorias em todos os setores, segurança, infraestrutura, transporte público, iluminação, revitalização das grotas, saneamento, etc. fatores que corroboram tanto para atrair pessoas de outros locais quanto para beneficiar a população local.

Um breve resumo do que coloca JHC no pódio quando se fala em eleição municipal. Uma força política que tem abalado as estruturas de Renan Calheiros, que desde 1985 não consegue eleger um prefeito na capital, quase chegou perto com Alfredo Gaspar em 2020, mas a força política de JHC puxou até mesmo seu adversário para jogar ao seu lado, um fenômeno.

Dessa vez, Renan e MDB atacam com uma base dividida em quatro partidos, com quatro pré-candidatos que, somando por baixo, não dão nem meio JHC, aposta em nomes como o do deputado federal Rafael Brito (MDB), e seus aliados, no PT com Ricardo Barbosa, PSB trazendo a secretária do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga e o café-com-leite Lobão, no Solidariedade, uma espécie de alívio cômico da base Calheirista.

Para entrar numa questão mais técnica, sabe-se que até agora, toda discussão de formação de chapa do grupo político do JHC se baseia em dois pontos: decidir quem será o vice compatível com a musculatura eleitoral de JHC e a composição de sua chapa proporcional de vereadores, que serão 10 de mandato no PL, com alguns suplentes e outros nomes, na perspectiva de eleger 12 ou mais.

Jana Braga