Mutirão garante mais de 500 matrículas na rede municipal de Pilar
A cidade de Pilar parou nessa terça-feira (05), quando centenas de pessoas foram às ruas para o Dia D de Matrículas. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a ação porta a porta também mobilizou servidores de outras pastas, que estiveram em diversas regiões da cidade para uma grande busca ativa cujo principal objetivo é garantir que ninguém esteja fora da sala de aula.
A mobilização, inclusive, começou um dia antes. Na segunda-feira, as equipes percorreram toda a cidade em um grande buzinaço, com a carreata anunciando o Dia D. E o resultado veio, com a Prefeitura garantindo mais de 500 pré-matrículas na rede municipal para o ano letivo de 2024.
Secretário de Educação, Clewinho Cavalcante parabenizou a todos pelo empenho, anunciando também que o programa ‘Vale Letra: Ler e Escrever Valem Muito’ será estendido aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados no primeiro e segundo segmentos. Criado há quase um ano, o programa oferta uma bolsa no valor de R$ 120 mensais a pessoas analfabetas absolutas, maiores de 15 anos de idade e que ainda não estejam matriculadas na rede pública.
“O Dia D foi contagiante, um verdadeiro festival de amor pela educação. Demos mais um passo muito importante para o futuro das nossas crianças. Por isso é que só temos a agradecer a todos que se dedicaram por inteiro para tornar esse dia possível”, afirmou o secretário.
Também presente à ação, a secretária municipal de Governo, Fátima Rezende, reforçou o alcance da iniciativa. “Tudo foi planejado com muito carinho para que pudéssemos lograr êxito, fazendo cada morador compreender a importância da educação em nossas vidas e garantindo, assim, que ninguém fique fora da sala de aula. Esse é o compromisso da nossa gestão, que proporciona uma educação de qualidade para todos”, avaliou Rezende.
Prefeito de Pilar, Renato Filho, por sua vez, disse que tamanho esforço também reflete o quantitativo de estudantes matriculados na rede municipal, que saiu de 5,9 mil alunos, em 2017, para dez mil este ano.
“Nós temos a educação como base do desenvolvimento. E é em razão de ações como esta que conseguimos praticamente dobrar o número de alunos matriculados, combatendo a evasão escolar e resgatando a credibilidade da rede pública. Estão todos de parabéns, e seguiremos trabalhando para garantir cada vez mais perspectiva de futuro para todos por meio da educação”, assegurou.
Emancipação Política
O Dia D de Matrículas é parte integrante da vasta programação das festividades alusivas aos 152 anos de Emancipação Política de Pilar, que compreende uma série de inaugurações ao longo de todo o mês de março. As entregas, porém, tiveram início já em fevereiro, quando prefeito e equipe inauguraram um ginásio poliesportivo e a reforma da Escola Presidente Emílio Garrastazu Médici, a 14ª na relação de unidades recuperadas e construídas pelo Município em pouco mais de sete anos.