Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Lira e Lula se reúnem em Brasília para melhorar a relação entre Câmara e governo

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se reuniu nesta sexta-feira (9), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No diálogo de Lira e Lula os dois definiram que vão trabalhar no sentido de melhorar o relacionamento entre os dois Poderes.

No encontro institucional, o deputado federal de Alagoas mostrou ao presidente da República um balanço das pautas aprovadas pela Casa Legislativa no ano passado, todas de interesse do país. A reunião durou cerca de 1 hora e meia, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Relembrou que desde a eleição do petista, em novembro de 2022, a Câmara dos Deputados deu apoio com a aprovação da PEC da Transição que garantiu o pagamento dos programas “Bolsa Família”, “Mina Casa, Minha Vida” e “Mais Médicos”, entre outros.

Posteriormente, a Casa aprovou, no decorrer do ano passado, uma gama de projetos, a maioria deles da área econômica como a Reforma Tributária, o Arcabouço Fiscal, a taxação das offshores, as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o Desenrola e o marco das garantias.

Lira também apresentou ao presidente Lula a insatisfação permanente de deputados e lideranças que apontaram falhas na articulação política por parte governo para com o Legislativo, como nos casos dos vetos a trechos de matérias aprovadas com aval do governo. Lira registrou que o governo não cumpre os acordos firmados com os deputados federais e veta artigos que ele mesmo acertara com o parlamento.

O presidente da Câmara dos Deputados citou quatro lei aprovadas, após um entendimento com o governo, e que posteriormente tiveram alguns artigos vetados pelo Executivo: a Lei de Garantias, o Carf, a lei de apostas esportivas e o Arcabouço Fiscal.

A ampliação do diálogo com o governo contará com a continuidade  da conversação do deputado Lira com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com o objetivo de fazer com que os acordos firmados  sejam cumpridos pelo Executivo.

Jana Braga