Corrida TRT-AL reúne mais de 1800 atletas pelo trabalho seguro e contra o trabalho Infantil
Neste sábado (7/11), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) promoveu a 8ª edição da Corrida TRT-AL Trabalho Seguro e a 5ª edição da Corridinha TRT-AL de Combate ao Trabalho Infantil. O evento, realizado no Memorial à República, em Jaraguá, contou com cerca de 1800 atletas, incluindo 200 participantes mirins. Com inscritos de 12 estados brasileiros, o evento reafirmou seu compromisso com a disseminação da cultura de prevenção de acidentes de trabalho, o combate ao trabalho infantil e escravo, e a promoção do trabalho decente.
Desde a primeira edição, em 2015, a Corrida TRT-AL se destaca por seu caráter vibrante e acolhedor. A prova de 2024 não foi diferente: além da belíssima paisagem da orla da Praia da Avenida e do entardecer que brindou os atletas com um espetáculo de cores, a corrida contou com uma série de atrações musicais e culturais, como o Rei Roberto Carlos, trio de forró pé de serra, bumba meu boi, maracatu do Baque Alagoano, Carreta Furacão, fanfarra, mini trio elétrico com o cover Bell Marques, túnel de música eletrônica e charanga de frevo, garantindo animação em todos os momentos do evento.
O desembargador Marcelo Vieira, presidente do Tribunal, destacou a importância da iniciativa: “O nosso Tribunal parte na frente, promovendo o encontro dos atletas, das famílias, de toda a nossa sociedade para, com essa corrida, divulgar o combate ao trabalho infantil, erradicar o trabalho escravo e promover e estimular o trabalho seguro. Em resumo, o Tribunal busca promover o trabalho decente que engloba carteira assinada, direitos reconhecidos, com segurança e salubridade. Também é nosso objetivo aproximar o Judiciário Trabalhista da sociedade, tirar essa distância e nós temos conquistado isso, graças ao trabalho de juízes, servidores e terceirizados de nosso Tribunal e ao apoio da sociedade”.
Ediberto Omena, presidente da Algás, uma das patrocinadoras do evento, comentou: “Todo ano participo dessa corrida, é a integração do TRT com a sociedade e eu que sou corredor e cidadão, não poderia deixar de me integrar a esse movimento pelo combate ao trabalho infantil e pela promoção do trabalho seguro”, destacando o expressivo número de atletas inscritos.
Marcelo Oliveira, superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, reforçou: “A Caixa é um dos maiores incentivadores do Esporte no país e nós que fazemos a Caixa temos muita alegria de nesse momento estarmos juntos com a Justiça do Trabalho, promovendo esporte, qualidade de vida, saúde, porque essa é nossa missão também, promover a qualidade de vida das pessoas”.
A 8ª Corrida TRT-AL Trabalho Seguro e a 5ª Corridinha TRT-AL de Combate ao Trabalho Infantil contaram com uma transmissão ao vivo pelo YouTube, inédita em Alagoas, cobrindo quase 4 horas de evento. A cobertura pela Focus Vídeo incluiu a empolgante corridinha kids, os percursos de 5 km e 10 km, além das diversas atrações que fizeram da corrida uma experiência inesquecível. O trabalho foi conduzido pela jornalista Charlene Araujo, que garantiu uma transmissão dinâmica, interagindo com o público e conduzindo entrevistas. A cobertura destacou temas essenciais como a importância do combate ao trabalho infantil e escravo, bem como a promoção do trabalho seguro.
SOLIDARIEDADE - A entrega dos kits foi um momento à parte, com um gesto de solidariedade que emocionou a todos. Os atletas doaram 623 kg de alimentos, que, somados a R$ 3.198,00 arrecadados em PIX, resultarão em aproximadamente 1,2 tonelada de alimentos destinados ao programa Alagoas Sem Fome e ao Mesa Brasil, do Sesc. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, as Lojas Abys doaram 30 pares de tênis para crianças e adolescentes da Associação Sonho de Criança e do Instituto Paula Priscila, que neste sábado participaram do evento. O TRT-AL contribuiu com kits de corrida e a Amatra 19 com shorts para os pequenos.
Entre os presentes, o desembargador Antonio Catão, gestor do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, o desembargador Jasiel Ivo, o juiz Ednaldo Lima, gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, e a juíza Carolina Bertrand, gestora do Programa Trabalho Seguro, além de muitos juízes e servidores do Tribunal.
A prova teve o apoio e patrocínio Serviço Social da Indústria (SESI), do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância, da Caixa Econômica Federal, do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Algás, do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores da 19ª Região (PROTRT19), da Usina Coruripe, da Azo Benefícios, da Água Mineral Solara, da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (ASSTRA XIX), da Bauducco, da Distribuidora Asa Branca e da JP Engenharia.
SUSTENTABILIDADE - O evento contou com o suporte de diversas instituições. Na arena, o Sesc ofereceu massoterapia, recreação e outros serviços, enquanto a Secretaria de Estado da Primeira Infância trouxe novamente o Mundo Cria, com atividades de bem-estar e prevenção, como circuito de bike, serviços de saúde, pintura livre e mais.
Todo o material reciclável descartado durante a prova será destinado a uma ONG parceira do Programa de Sustentabilidade do TRT-AL, reforçando o compromisso ambiental.
DESTAQUES - Na competição de 5 km masculino, Leonardo Tavares da Silva conquistou o primeiro lugar com um tempo de 00:16:20. No feminino, Andressa Gomes levou a melhor, completando o percurso em 00:22:26. Nos 10 km masculinos, Ícaro da Silva venceu com 00:35:00, enquanto Sybelle Solange Lima de Oliveira foi a campeã feminina com 00:45:54.
Os resultados completos estão disponíveis no site www.centralderesultados.com.br. Com mais uma edição bem-sucedida, o TRT-AL reafirma seu papel de integração com a sociedade e de luta por um futuro onde o trabalho infantil e escravo sejam apenas um registro do passado.
RESULTADOS:
5 km Geral Masculino
- Leonardo Tavares da Silva – 00:16:20
- Jose Emerson Muniz da Silva – 00:17:41
- Jammesson Costa Nolasco – 00:17:50
- Anderson Carvalho Montenegro – 00:18:12
- Joanathann Simoes Souto de Moraes – 00:18:31
5 km Geral Feminino
- Andressa Gomes – 00:22:26
- Sandra Maranhão Vieira Jambo – 00:23:19
- Aldrielly Pepese Freire – 00:23:24
- Vanessa da Silva – 00:23:38
- Josi Vasco – 00:25:21
10 km Geral Masculino
- Ícaro da Silva – 00:35:00
- Cícero Carlos Almeida da Silva – 00:35:22
- Marcelo Francisco de Oliveira Silva – 00:38:39
- Phillyp Paranhos de Lima – 00:38:47
- Charles Adriano – 00:40:13
10 km Geral Feminino
- Sybelle Solange Lima de Oliveira – 00:45:54
- Beatriz dos Santos Alves – 00:46:12
- Isadora Maria Simoes Figueiredo – 00:46:22
- Núbia Rafaela Vasconcelos da Silva – 00:46:41
- Yara Pereira de Albuquerque – 00:47:51
5 km Servidor Masculino
- Paulo Oliveira de Moraes – 00:21:55
- Wilson Augusto Ourives Macedo – 00:23:26
- Guilherme Antonio Feitosa Falcão – 00:25:23
5 km Servidor Feminino
- Denise Santos Souza Sampaio – 00:25:29
- Vanessa Margarida da Silva – 00:28:45
- Daniela Sousa Drumond – 00:28:56
10 km Servidor Masculino
- Edijânio Gomes Barbosa – 00:47:43
- Marcos Antônio Apolonio da Silva – 00:49:19
- Clécio Luciano Costa Claudino – 00:49:36
10 km Servidor Feminino
- Renata Simplicio da Silva Lucena – 00:53:36
- Maria Luiza Caltabiano Barreiros – 00:57:02
- Márcia Cristina Leite de Oliveira – 01:10:12