Siga

Receba atualizações

Paralelo

Por Assessoria •

Arthur Lira é homenageado nos 80 anos do Sindaçúcar e destaca atuação de entidade no desenvolvimento de AL e do Nordeste

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), foi um dos homenageados na noite desta sexta-feira (30) durante o evento comemorativo de aniversário de 80 anos do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar/AL). Na solenidade, Lira destacou que o “Sindicato imprime uma história de trabalho árduo, de dedicação e de inovação, que não apenas moldou o setor produtivo de Alagoas, mas também contribuiu significativamente para o fortalecimento do Nordeste e o desenvolvimento regional”.

“É uma honra poder estar aqui hoje, nesta celebração dos 80 anos do Sindaçúcar Alagoas, entidade que tem desempenhado um papel fundamental no setor sucroenergético e, consequentemente, na dinamização da economia alagoana e da economia do Brasil”, disse o presidente da Câmara. Arthur Lira agradeceu ao presidente da entidade, Pedro Robério, e a todos os membros do Sindaçúcar pela homenagem recebida, destacando que este reconhecimento reforça ainda mais o seu compromisso “como representante do povo alagoano e como Presidente da Câmara dos Deputados com o setor produtivo de Alagoas e do país”.

Durante sua fala, Lira destacou o protagonismo do Sindaçúcar, instituição que ao longo dos últimos 80 anos tem sido uma aliada essencial na trajetória de sucesso do setor sucroenergético local e nacional, assumindo um papel decisivo na defesa das pautas e das bandeiras dos produtores alagoanos, promovendo o desenvolvimento sustentável e impulsionando a inovação. O presidente da Câmara também reiterou seu empenho parlamentar e pessoal na proposição e na discussão da chamada “pauta verde” no Congresso, conjunto de medidas de apoio à transição energética nacional, ao desenvolvimento de fontes limpas e sustentáveis de energia e ao etanol como vetor importante da expressão de baixo carbono.

“Na Câmara, demos prioridade e avançamos na legislação do Projeto de Lei do Combustível do Futuro, da Lei do MOVER – Programa Governamental de estímulos a veículos com baixa emissão de CO2, do Projeto de Lei do PATEN – Programa de Fontes de Financiamento para a Transição Energética de Baixo Carbono e, também, da Lei do Marco do Hidrogênio Verde. Não posso deixar de citar igualmente o Marco Legal Autorizativo que permitirá que parte da produção de exportação do Nordeste seja securitizada como fonte de financiamento. Também defendemos junto ao STF a manutenção do Programa Nacional dos Biocombustíveis – Renovabio”, ressaltou Lira.

“Aprovamos na Câmara dos Deputados o projeto de lei dos ‘combustíveis do futuro’, que amplia a participação do etanol e do biodiesel em nossa matriz energética, consolidando assim o Brasil entre os líderes mundiais na produção de biocombustíveis. Não menos importante, estamos trabalhando também para regulamentar o mercado de carbono, o que abrirá novas oportunidades para os produtores de cana, especialmente aqueles comprometidos com práticas agrícolas sustentáveis. Parabéns ao Sindaçúcar por ser uma entidade indispensável nesta discussão nacional e global”, finalizou o presidente da Câmara dos Deputados.

Jana Braga