Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Vice de JHC: PSDB se divide entre indicações pessoais

Com o início do prazo para a realização das convenções partidárias para a eleição deste ano, de 31 de agosto até 16 de setembro, o PSDB debate internamente a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa do futuro candidato a prefeito JHC. Embora, seja um assunto para os tucanos, o debate veio a público e, normalmente, também é acompanhado do lado de fora do partido.

Lideranças da sigla, o senador Rodrigo Cunha e a deputada federal Tereza Nelma têm preferências diferentes para compor na dobradinha. Sem terem passado por mandatos, mas com passagem no dia-a-dia de gabinetes políticos, Hermann Braga e Adriana Vilela Toledo estão entre os cotados para disputar a eleição como companheiros de chapa de João Henrique Caldas.

Hermann é advogado e um dos diretores do tradicional bloco pré-carnavalesco, Pinto da Madrugada. Também trabalhou no gabinete de Rodrigo Cunha, na Assembleia Legislativa e no Senado Federal, até ser desincompatibilizado para estar apto para a disputa, segundo a lei eleitoral.

Adriana ocupou espaços nos gabinetes do ex-governador Teotonio Vilela, do prefeito Rui Palmeira e da deputada Tereza Nelma. Graduada em Pedagogia e servidora pública concursada. Também é militante do PSDB Mulher e já tentou ser eleita nas urnas, mas não obteve sucesso.

Eleitoralmente, nenhum dos dois significam soma de votos, mas também não os tiram. E até a expressão muito dita no meio político de que o eleitor não vota em vice pode ser invocada como argumento. Mas na realidade, ambos representam a confiança do senador e da deputada, cada um com seu respectivo laço.

Embora estejamos acostumados a acompanhar composições de cunho político, principalmente nas maiores campanhas, como é o caso da disputa pela Prefeitura de Maceió, a indicação do vice do PSDB se tornou uma questão mais pessoal.

A definição ainda não se sabe qual será.

Mas terá que ser pelo caminho do diálogo.

Paralelo