Um breve perfil dos 14 novos vereadores da próxima legislatura de Maceió
Entre os vereadores eleitos para as 25 cadeiras da Câmara Legislativa de Maceió, 13 são novatos e 1 tem passagem pela casa: Fábio Costa (PSB); Gaby Ronalsa (DEM); Fernando Hollanda (MDB); Aldo Loureiro (PP); Marcelo Palmeira (PSC); Oliveira Lima (Republicanos); Brivaldo Marques (PSC); Teca Nelma (PSDB); Olívia Tenório (MDB); Cal Moreira (PSC); Leonardo Dias (PSD); João Catunda (PSD); João Gabriel Lins (Podemos) e Valmir Gomes (PT).
O perfil político dos novos vereadores ainda é indefinido porque será preciso acompanhar a atuação nos mandatos, mas dá para adiantar alguns pontos específicos sobre cada um deles.
Delegado de Polícia e ex-bombeiro militar, Fábio Costa chega à Câmara como campeão de votos e com a imagem de combatente do crime. Ele já se posicionou depois de eleito no sentido de que não atuará somente em razão da bancada que estiver, seja situação ou oposição.
Gaby Ronalsa é integrante de uma família com histórico de mandatos eletivos. Tem ligação com setores da igreja católica. Foi a mais votada entre as quatro mulheres eleitas.
Fernando Hollanda também é membro de tradicional família da política de Maceió e substitui o pai, o vereador Antônio Hollanda, na Câmara. Tem tendência de trabalhar em alinhamento com bases representativas de localidades pontuais.
Aldo Loureiro foi o conselheiro tutelar mais votado na região em que concorreu, em 2019. É primo do deputado Léo Loureiro, um dos seus principais apoiadores.
Marcelo Palmeira é o único que exerceu o mandato de vereador em legislatura passada. Retorna depois de dois mandatos como vice-prefeito de Maceió. É o mais experiente na vida pública.
Oliveira Lima é membro de igreja evangélica e resgata a cadeira que foi ocupada por outros pastores. Antes, tentou se eleger nas últimas duas eleições para vereador em municípios diferentes.
Fisioterapeuta, Brivaldo Marques foi prefeito comunitário do Benedito Bentes como herdeiro político do vereador Silvânio Barbosa, que foi assassinado em 2018. Mas consolidou sua eleição, mesmo com outros candidatos concorrendo como representantes do bairro e pelos votos que eram do parlamentar.
A vereadora eleita mais jovem é Teca Nelma com 21 anos, filha da deputada federal Tereza Nelma e contou, principalmente, com a sua base eleitoral. Assim como a mãe, ela defende o interesse de pessoas com deficiência, das mulheres e das minorias. Acrescenta-se a bandeira pelos animais entre suas causas mais destacadas. É estudante de Relações Internacionais.
Filha do deputado estadual Francisco Tenório, Olívia Tenório passou por secretarias adjuntas na Prefeitura de Maceió e no Governo do Estado. Participou de duas eleições anteriores com desempenho considerável nas urnas. Tem o perfil de participar de debates com temáticas variadas.
Cal Moreira surgiu da presença comunitária. Representou uma candidatura popular com base no atendimento à população das regiões onde atua. Concorreu entre nomes mais destacados na política local. Deve atuar no mandato mais voltado para as regiões que obteve votação.
Militante da direita, Leonardo Dias é o vereador eleito mais alinhado com o bolsonarismo. Empresário, participou de movimentos que surgiram desde o impeachment da ex-presidente Dilma. Não tem vínculo político familiar e chega à Casa de Mário Guimarães como conservador.
João Catunda é o segundo vereador mais jovem da próxima composição com 24 anos. Ganhou destaque com um movimento por estudantes de cursos superiores vítimas do golpe do diploma. Disputou o cargo pela segunda vez. Foi chefe de gabinete na Secretaria Estadual de Assistência Social.
João Gabriel Lins, mais conhecido como Joãozinho, é assessor no gabinete do prefeito Rui Palmeira. Capitalizou os contatos que adquiriu na Prefeitura de Maceió e trocou a posição dos bastidores pela exposição do mandato. Em sua primeira eleição obteve êxito nas urnas.
Médico e professor, Valmir Gomes foi eleito na sobra de vagas com a menor votação. Conseguiu garantir uma cadeira na Câmara de Vereadores concorrendo pela primeira vez. Por ofício, tem uma inclinação política para atuar no campo da saúde.
Outros 11 vereadores, que estão atualmente no mandato, foram reeleitos: Luciano Marinho, Kelmann Vieira, Chico Filho, Francisco Sales, Davi Davino, Galba Novaes Netto, Zé Márcio Filho, Siderlane Mendonça, Eduardo Canuto, Silvânia Babosa e Samyr Malta.
Por fim, confira as bancadas partidárias: MDB (5); PSB (3); Podemos (3); PSC (3); PSD (3); PP (2); PSDB (1); DEM (1); PRTB (1); PTC (1); Republicanos (1) e PT (1).