Tese aponta que Rui Palmeira planejou não ter candidato
Vem do próprio entorno do prefeito Rui Palmeira o entendimento de que a falta de um candidato com condições de verdadeiramente disputar a eleição de governador do estado pode ter sido premeditada com vistas para o futuro.
O que a fonte quer dizer com isso é que Rui Palmeira propositalmente não se esforça para ter um candidato de oposição, pois não pretende estimular o crescimento de outro nome para a eleição de 2022. Quando Rui terá concluído o segundo mandato como prefeito de Maceió e poderá ser candidato ao Governo do Estado.
É uma boa justificativa para o bate cabeças eleitoral do grupo oposicionista, mas outros elementos podem facilmente ser colocados em análise. O primeiro é que o atual governador Renan Filho tem todas as condições para ser eleito novamente. Outro fator é que a oposição tem um número reduzido de lideranças, em comparação ao bloco de situação, e poucos estão dispostos a enfrentar um processo eleitoral que não será nada fácil. Pois se assim fosse, o próprio Rui teria se colocado à disposição, pois o tal do cavalo selado é uma verdade verdadeira.
Mas não é de hoje que a tese da conspiração ronda o ninho tucano. Por outro lado, o prefeito e presidente do PSDB continua afirmando com bastante calma e paciência que o grupo terá um candidato.
A pressa não é uma das suas características.
Se de propósito ou não, essa é uma reflexão para ser feita pelos aliados.