Tereza Nelma é a nova coordenadora da bancada federal alagoana
Por unanimidade, a deputada Tereza Nelma (PSDB) foi escolhida pelos parlamentares de Alagoas - com assento no Congresso Nacional - para coordenar a bancada federal.
Ela é a primeira mulher a ocupar a função estratégica para alinhar demandas e soluções em conjunto na representatividade do Estado, em Brasília. O agrupamento deve ter como essência o consenso entre os pares em defesa de interesses prioritários de Alagoas.
A bancada federal alagoana é uma das menores em quantitativo - composta por 12 membros sendo nove deputados e três senadores - de acordo com a definição de vagas pelo quociente da população na proporcionalidade da Câmara. No Senado, todos os estados dispõem do mesmo número de cadeiras.
Nos últimos dois anos, a coordenação foi exercida pelo deputado Marx Beltrão.
Além das emendas individuais para destinação de recursos no orçamento da União, as bancadas estaduais também apresentam emendas coletivas.
Atualização: As 26 bancadas estaduais e a do Distrito Federal poderão oferecer emendas parlamentares impositivas à proposta orçamentária para 2021 no valor total de R$ 241.460.468. Esse montante poderá ser dividido entre 15 a 20 sugestões. A determinação consta de instrução normativa aprovada nesta quinta-feira (25) pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Fonte: Agência Câmara de Notícias