Situação fiscal de Alagoas continua entre as melhores do país
A jornalista da área econômica, Miriam Leitão, fez comentários, em rede nacional, acerca da situação fiscal dos Estados. O debate girou em torno da necessidade dos governadores eleitos e ou reeleitos em buscar apoio no próximo Governo Federal para fechar as contas.
O acompanhamento do quadro, segundo a comentarista, feito pelo Ministério da Fazenda, apresenta uma piora nos números, sobretudo, nos gastos com pessoal como proporção da receita corrente líquida.
Alagoas figura novamente entre os melhores casos do país. O que reafirma a condução fiscal do Governo Renan Filho e coloca um ambiente de segurança quanto ao cumprimento da folha de pagamento do Estado.
O secretário estadual da Fazenda, George Santoro, considera que “é importante o reconhecimento do trabalho feito pelo Governo de Alagoas, principalmente para manter a rota. E que não há mais espaço para amadorismo no serviço público, pois quem sofre no final é a população com a piora na prestação de serviços e os servidores com o atraso no pagamento de seus salários.”
Os Estados em pior situação fiscal são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. No entanto, a consolidação desses números, referente aos anos anteriores, ainda está em andamento.