Sete candidatos fracionando embaixo seguram três candidatos disputando em cima
Não há como não vincular o fato de haver muitas candidaturas para a Prefeitura de Maceió com o cenário apresentado nas últimas pesquisas, onde os três primeiros candidatos, Alfredo Gaspar, JHC e Davi Davino Filho (o único que apresentou crescimento entre as duas pesquisas realizadas pelo Ibope, mas se tratou da recuperação dos pontos percentuais que tinha antes do período eleitoral) congelaram nos números. Ao todo, 10 candidatos disputam o voto de 592.388 eleitores.
Na intenção de voto espontânea, Cícero Almeida, Cícero Filho, Josan Leite, Lenilda Luna, Ricardo Barbosa e Valéria Correia somaram 9 pontos percentuais (Corintho Campelo não pontuou). Na intenção de voto estimulada, a totalidade dos pontos percentuais de Cícero Almeida, Cícero Filho, Corintho Campelo, Josan Leite, Lenilda Luna, Ricardo Barbosa e Valéria Correia chegou a 16% (cerca de 95 mil eleitores). É uma fatia significativa do eleitorado.
Levando em conta apenas os eleitores que apontaram algum candidato na pesquisa, a pulverização dos votos com sete candidatos que fracionaram embaixo estava segurando os outros três candidatos que disputam em cima.
A soma dos eleitores que disseram não ter candidatos, que ainda não decidiram ou que não quiseram se manifestar chega a 45% na espontânea e 21% na estimulada.
É apenas um dos fatores - de contexto geral - que poderia explicar o mapa eleitoral apontado pelo Ibope.
O quadro pode mudar a qualquer momento.