Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Semana política se encerra com encontro entre Renan Filho e JHC

A semana política se encerra com a reunião entre o governador Renan Filho e o prefeito eleito de Maceió, JHC. Era o que todo olhar sensato esperava depois da eleição. Que haja diálogo, institucionalidade e trabalho de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió - vice e versa.

Entre outros fatores, as urnas mostraram que a disputa e a união entre governador e prefeito, neste caso, o atual, Rui Palmeira, não foi chancelada pelo eleitor. No entanto, a eleição ficou para trás e todos sabemos que o cidadão quer resultados nos serviços públicos.

O encontro foi um sinal de maturidade política dos dois principais gestores públicos de Alagoas, a partir de 2021. Que será um ano difícil no país inteiro.

JHC tem mostrado em entrevistas que está disposto a fazer a inicial e necessária rearrumação administrativa e fiscal na Prefeitura. E Renan Filho, que fez esse dever de casa ao assumir e mantém as contas públicas do Estado controladas, se prontificou em cooperar para realizações na cidade de Maceió - o que também fez no período de Rui, como a construção de Hospitais, Unidades de Pronto de Atendimento - UPA, segurança e obras viárias, mesmo quando distante do prefeito. No entanto, o afastamento entre ambos teve reflexos em outras áreas.

Que o ambiente do primeiro encontro oficial seja mantido, inclusive, com esse entendimento nos entornos de cada um depois de uma campanha com muitos excessos, mas nenhum decisivo.

O cidadão cada vez mais separa política e gestão.

E se distancia de uma delas.

Paralelo