Rui Palmeira foca na Câmara dos Deputados, mas aguarda conjuntura para 2022
O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse por várias vezes que pretende ser candidato na próxima eleição. Uma candidatura majoritária não está descartada, mas não depende apenas da vontade pessoal. Requer maior articulação que resulte na composição de uma base de sustentação. Por outro lado, os preparativos para uma candidatura proporcional, neste caso para a Câmara dos Deputados, mandato que já exerceu, estão em andamento.
Filiados ao Podemos, Rui e o presidente do partido, Tácio Melo, se movimentam para montar chapas (deputado federal e estadual) que tenham condições de atingirem o quociente eleitoral. Enquanto, o ex-prefeito estreou um programa de debates para as redes sociais e iniciou visitas e entrevistas nos municípios.
Nos bastidores, tem conversado política com os principais articuladores para a eleição de 2022. O que mantém aquela chama acessa para voos maiores, além dos números de recentes pesquisas que foram divulgadas. Por isso, não pretende firmar compromisso precoce, neste momento, em que o cenário ainda está aberto.
Cautelosamente, também não se anuncia para uma candidatura ao Governo ou ao Senado. Sabe que seria uma baita tolice.
Por natureza, Rui Palmeira não faz o estilo apressado. Mas ao contrário disso logo ressurgiu nas questões políticas - mesmo com a pandemia e sem mandato - como pode.
Depois de 8 anos à frente da prefeitura da capital, pode ser considerado um (dos) destino eleitoral a ser observado.