Renan ainda vai se dedicar à campanha
Faltando menos um mês para o início da campanha, o senador Renan Calheiros conta com um volume de representatividades políticas e setores da sociedade alagoana em apoios, mas tem priorizado a agenda nacional em suas aparições nas redes sociais.
A meta de Renan é barrar a candidatura de Henrique Meirelles na convenção nacional do MDB, que acontecerá no dia 02 de agosto. Ele próprio tem contactado convencionais para pedir apoio, contando com o voto secreto, para minar os planos de Michel Temer em insistir em lançar um nome burocrático, que aparece com 1% nas pesquisas divulgadas.
No campo local, além do diálogo com as bases, participa de visitas ao interior de Alagoas. Sem fazer referência aos adversários, diretas ou indiretas, até o momento. Ainda se sabe pouco das suas movimentações internas para a campanha.
Com o recesso do Congresso Nacional, o senador deverá então se dedicar aos detalhes para a eleição em Alagoas. E tudo passará por ele, sem dúvida, por ser o mais experiente do grupo. E o que não passar, estará propenso ao erro, do ponto vista de uma campanha política teórica e prática.
A dobradinha com Maurício Quintella fortaleceu a boa relação pessoal e institucional que já havia, apesar de antes separados politicamente. Juntos, terão que definir como se dará a agenda observando as peculiaridades dos municípios devido à interpretação “moderna” da democracia, onde partidos e coligações não são mais decisivos.
Renan Filho, o governador que também estará em campanha pela reeleição, é o principal apoiador. Também tem adversários que estarão atuando com objetivo contrário.
Reconhecido como estrategista, Renan - o senador - fala pouco sobre o que planeja para o período eleitoral.
Mas já pensou em cada etapa.