Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Reforma da Previdência tem a digital do deputado Arthur Lira

Com os partidos da oposição veementemente contra a reforma da previdência e com o PSL, único partido da base, confuso, o grupo de siglas que não estão formalmente no campo da situação nem no antagônico, chamado centrão, vai definir a votação da reforma da previdência.

Entre os líderes partidários do centrão, o deputado federal Arthur Lira é um dos mais influentes. Ele tem se posicionado à favor da reforma com ressalvas que já foram superadas no texto aprovado na comissão especial. Todos fazem questão de mostrar que o governo e o partido do presidente jogam sem nenhuma estratégia e que o Congresso é o principal responsável pelo avanço da pauta.

A articulação segue em busca dos votos necessários em plenário. Junto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Arthur Lira se movimenta para garantir o máximo de votos dentro da bancada do PP e a soma das outras legendas do centrão, mas não se arrisca a prever o resultado. Dois ministros, com mandato de deputado federal, também serão exonerados para a votação. Os partidos que fecharem questão indica que a bancada tem que seguir a orientação, do contrário poderão ser punidos até com expulsão.

Com os desdobramentos desde que o texto inicial do Governo chegou na Câmara, é possível concluir que a reforma da previdência tem a digital do deputado alagoano dentre outros parlamentares à frente dos trabalhos para que as mudanças sejam efetivadas.

A expectativa é que a matéria seja analisada em plenário ainda esta semana.

Na teoria, Arthur Lira só tem um voto.

Na prática, tem muito mais.

Paralelo