Posição de Rui Palmeira vai definir o cenário eleitoral em Maceió
O desafio do prefeito Rui Palmeira para a sucessão é apresentar um candidato com condições de disputar uma eleição que aos poucos vai se formando em outros dois polos.
Que fique claro, por enquanto, a Prefeitura corre por fora. Apesar de ter relevância neste processo.
Tudo vai depender da decisão do prefeito que parece não ter pressa. O mesmo não se pode dizer da sua base política que passou a cobrar - para dentro e para fora - uma definição.
Rui não tem muitas opções, mas ainda pode fazer uma boa escolha dentre as alternativas que tem. Pode também entregar o jogo antecipadamente ou numa escala de menor probabilidade surpreender a todos.
Teoricamente, do ponto de vista político, o processo pré-eleitoral (ainda lento) está focado em duas pré-candidaturas que se tornaram as mais comentadas. Tendo ainda outros nomes que com o início da eleição podem receber a atenção que mais interessa: a do eleitor.
Talvez, Rui demore pelo fato de que apresentar o candidato de sucessão automaticamente enfraqueça sua reta final na prefeitura. Como faz parte da política, muitos tentarão um lugar ao sol com o escolhido, que ainda terá que ser aprovado pelas urnas.
Por outro lado, apesar da ansiedade dos aliados, é a posição de Rui Palmeira que vai definir o cenário eleitoral deste ano.
É pouco?
Não.