Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

O choque entre Arthur e Renan pelo poder em Brasília

Por vezes, os embates entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o senador Renan Calheiros roubaram a cena no período eleitoral.

Bastante agressivo, o conflito de interesses (não é pessoal e a tensão pode esfriar e até ser superada a depender das conveniências políticas) não se tratava da eleição que passou, mas da eleição de 2026 e da disputa pelo poder, em Brasília, a partir de 2023.

Apesar de estar em um dos mais importantes cargos do país, Arthur não foi candidato majoritário. E Renan não concorreu a nada. Porém, trafegaram no vácuo deixado pelos seus candidatos, em Alagoas, que mesmo ocupando uma posição de destaque tinham dificuldades quanto a relevância política.

O presidente Lira e o senador Calheiros (o pai, pois o Filho ainda terá que construir seu espaço) se movimentam para garantir protagonismo (aqui cabe o universo inteiro) no novo cenário nacional.

Mas se cada um tiver como propósito a anulação do outro, principalmente, a curto prazo, a frustração mútua pode ser o maior resultado.

Paralelo