Na presidência do partido, Rodrigo Cunha vai conduzir o PSDB na eleição
Passado o ano eleitoral, no início de 2019, o blog apontou a possibilidade de mudança no cenário político partidário local com o senador Rodrigo Cunha na presidência do PSDB.
O que era uma observação do quadro pós eleição foi confirmado pelo prefeito Rui Palmeira durante o final de semana. A mudança é passível de uma nova leitura da conjuntura para 2020, principalmente em Maceió.
O senador tem, até então, clara preferência por um projeto encabeçado pelo deputado JHC, do PSB, seu principal parceiro político na campanha passada. Mas o prefeito Rui Palmeira defende uma candidatura própria do partido, conforme declarou no programa Conjuntura, com Flávio Gomes de Barros, na TV Mar. Porém, outros postulantes do grupo em torno da Prefeitura de Maceió teoricamente perderam terreno nas articulações para definir o candidato de sucessão. O que não o impedem de recuperar o espaço lá na frente.
É possível que João Henrique não queira o título de candidato de continuidade da atual administração. Mas o PSDB de Rodrigo simboliza uma situação mais confortável para uma eventual aliança do que seria com o PSDB de Rui. Embora, na teoria qualquer agremiação seja um conjunto de pessoas com ideias comuns é natural que haja na prática a pluralidade de pensamentos.
Se houve algum compromisso político entre Rui e Rodrigo será mais fácil ser dito pelo tempo do que por ambos.
Seria leviano afirmar isto ou o contrário:
Que Rui tenha saído de cena, terceirizado a sucessão, jogado a toalha.
Ou o equivalente.