Na Câmara, Zé Márcio Filho deve ser a primeira baixa do PSDB
O vereador Zé Márcio Filho deve ser a primeira baixa do PSDB, na Câmara Municipal de Maceió, com a chegada da janela partidária que vai de 5 de março a 3 de abril.
O partido que elegeu 5 vereadores, em 2016, no momento tem 2 representantes na casa: o presidente Kelmann Vieira e o próprio Zé Márcio. Os demais (Tereza Nelma e Dudu Ronalsa se elegeram federal e estadual; e Eduardo Canuto está licenciado exercendo o cargo de secretário municipal) estão em outra situação política.
Vice-líder do prefeito na Câmara, Zé Márcio é candidato à reeleição com boas chances de vitória. Comparado à eleição de 2016, é um candidato na casa dos 8 mil votos e um competitivo nome na proporcional. No entanto, pela regra da proporcionalidade e sem coligação ele deve observar com cautela para qual partido deverá migrar.
Evidente, que os vereadores discutem soluções em conjunto para formarem chapas que possam atender os cálculos para elegê-los em grupos. A estimativa dos mais experientes é que o quociente eleitoral gire em torno dos 17 mil votos e a alternativa é agrupar - no mesmo partido - candidatos de grande porte com outros de menor alcance eleitoral, mas com condições medianas, o que a política chama de cauda.
Sobre o PSDB, o partido vive um momento atípico na condução do presidente Rodrigo Cunha, que não parece estar pronto para as articulações pré-eleitorais.
E deve perder todos os vereadores na capital.