A melhor vaga da eleição para quem não tem votos
A melhor candidatura nas composições eleitorais deste ano - para quem não tem votos - é a primeira suplência do candidato Renan Filho, ex-governador de Alagoas.
Cotado como favorito para conquistar a única vaga, no Senado Federal, que está em jogo nesta eleição, Renan também é apontado como possível auxiliar do presidenciável Lula, em caso de vitória – por causa da representatividade política do senador Renan Calheiros na oposição a Bolsonaro e também pela própria condução como gestor – mais bem sucedido do que como político - nos dois mandatos à frente do Estado de Alagoas.
Outro fator que valoriza a vaga de primeiro suplente de Renan Filho é a possibilidade que se avista, nos bastidores, desde a renúncia, de disputar novamente o Governo de Alagoas, em 2026.
Em ambas situações, o suplente assumirá o cargo de senador da República, por um tempo considerável - em plena conformidade com a legislação eleitoral - sem ter recebido votos diretos.
Obviamente, tais coisas dependem da conjuntura política (as candidaturas a presidente e vice-presidente da República, também foram cantadas, mas não se concretizaram) e da vontade do eleitor.
O primeiro suplente de Renan Filho é o empresário Fernando Farias e a segunda suplente é Adélia Maria, médica e irmã do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
Pois bem, na política e no futebol, estar bem posicionado pode ser decisivo.