Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Marcos Ramalho, um candidato que pode surpreender

Militar do Corpo de Bombeiros, o Sargento Marcos Ramalho surpreendeu todos na eleição de 2014, quando obteve cerca de 12 mil votos para deputado estadual. Em seguida, concorreu como candidato a vereador por Maceió e alcançou cerca de 4700 votos. Apesar de não ter sido eleito, se saiu bem nas duas ocasiões.

A regra de filiação partidária nesse caso prevê que a escolha do partido para militares se dará após passar em convenção. Ramalho ainda não decidiu a legenda que deseja disputar como candidato a deputado estadual, mas dialoga e observa esse cenário com cautela.

Questionado sobre as divisões de candidaturas que surgem na classe, que é a segunda maior categoria do estado de Alagoas, entre policiais e bombeiros, o pré-candidato aponta o interesse individual e a articulação política externa como fatores que estimulam a concorrência de uma base que poderia se alinhar em torno de uma só candidatura.

Mas diz que as entidades representativas alcançaram essa maturidade e conta com 10 associações, que lhe confirmaram apoio. A formação em medicina, onde aponta uma militância na área da saúde, é um ponto que considera que irá agregar volume nas votações anteriores, por ter dois campos para trabalhar o voto, mas compreende que se eleito terá compromisso com a sociedade como um todo.

Também enxerga o momento como propício para candidaturas populares ocupar o espaço das candidaturas tradicionais. Por pertencer a classe trabalhadora irá se colocar como opção de voto pautado na experiência que afirma ter na saúde e na segurança.

Provoca um debate interessante com a quebra de paradigmas ao mesmo tempo em que pode ser interpretado como um semelhante do círculo de atuação de alguns militares congressistas.

No cenário local, Marcos Ramalho é propenso à aproximação com os chamados candidatos do voto de opinião.

Receber transferência desses e escolher a chapa certa.

Equivale a tudo ou nada.

Paralelo