Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Marcius Beltrão surge como articulador político do PDT no estado

Um dos desafios do PDT no estado é se renovar. Embora a fidelidade dos que permanecem desde os tempos mais áureos com o ex-governador Ronaldo Lessa, presidente do partido em Alagoas, seja uma característica relevante no ambiente político tão oportunista.

Por outro lado, um grupo partidário necessita de uma série de outros elementos para alcançar os objetivos eleitorais. E o PDT precisa se equilibrar entre os mais antigos, que têm muito a contribuir, e os mais novos, que têm muito a aprender. Não é uma questão meramente de idade. É muito mais sobre espaço e tempo diria uma versão política grotesca de Einstein.

Eis que surge um articulador que vem desempenhando um papel interessante e absolutamente necessário: o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

Marcius tem 20 anos de filiação no PDT. Foi reeleito no mandato em Penedo. Ajudou a eleger o irmão, Marcelo Beltrão, como deputado estadual. E tem planos para a sucessão no município que administra.

Ele se diz um funcionário do PDT e tem trabalhado para construir pré-candidaturas a prefeito ou composições de chapas pelo estado. Diante da mudança das regras que vedaram coligações proporcionais, o prefeito entende que as majoritárias ajudam na construção das chapas de vereadores.

No entanto, um ponto tem sido destaque. Marcius tem mostrado que trafega bem entre várias vertentes políticas. Dialoga com o Palácio, com a dita esquerda e até com o senador Rodrigo Cunha e o deputado JHC (juntos).

É um nova aptidão ou pelo menos uma competência que era desconhecida do mundo político.

O resultado virá somente depois da eleição.

Mas tem sido um reforço e tanto.

Paralelo