JHC perde na Câmara, mas é nome lembrado para Maceió
Já era sabido que o deputado JHC não decolaria como candidato a presidente da Câmara Federal. O deputado Rodrigo Maia do Rio de Janeiro foi reeleito com folga. Correndo por fora, o alagoano obteve apenas 30 dos 513 votos, mas reforçou ideias não apenas entre os colegas, também com o público geral que o acompanhou nas redes sociais.
A derrota na eleição interna em Brasília não é o fim do mundo. Tem um mandato renovado para fazer jus a histórica votação que recebeu no ano passado. É lembrado como um forte candidato a prefeito de Maceió, cargo que disputou, em 2016, e por pouco não chegou ao 2º turno.
O isolamento político é uma dificuldade a ser vencida na construção de um grupo que possa apoiá-lo com representatividade. As majoritárias funcionam diferente das proporcionais. Embora, estejamos diante de um momento de incertezas que alteram as antigas regras que estávamos acostumados.
Discordem ou não, João Henrique se propõe ao papel de ocupar um espaço deixado em aberto pela maioria da classe política. E claramente é correspondido pelo eleitor que se identifica com a proposta.
Por isso, vislumbrar a eleição de 2020 é vê-lo como uma das forças políticas que pode entrar na disputa.
Negar isto.
Não é prudente.