Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Inaugurado e sem funcionar, Francisco Sales tenta resolver problemas do Centro Pesqueiro

Inagurado no início de maio, o Centro Pesqueiro do Jaraguá, uma obra que levou quase quatro anos para ser concluída pela Prefeitura de Maceió, ainda não entrou em funcionamento.


Problemas em torno da estrutura e da administração do espaço levaram pescadores e marisqueiros a resistirem à mudança para o local.

Interlocutor dos comerciantes no assunto, o vereador Francisco Sales tem buscado soluções para o impasse. O parlamentar diz que, inicialmente, quando a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal o projeto de terceirização dos mercados e feiras livres, o equipamento em questão também estava inserido. Derrubada em plenário a urgência na matéria, a própria prefeitura pediu a retirada do projeto da pauta.

Em contrapartida, Sales apresentou uma proposta para um modelo de gestão compartilhada, com a participação dos próprios comerciantes, que ainda não foi discutido e votado na Câmara.

Segundo o vereador, além do espaço reduzido para o trabalho dos pescadores e marisqueiros, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), responsável pela administração teria cobrado um valor fora da realidade para que os comerciantes usassem o local.

Recentemente, o parlamentar participou de uma vistoria juntamente com o Ministério Público para encontrar meios de atender às reivindicações. E finalmente, colocar o Centro Pesqueiro em atividade.

De toda maneira, o assunto deve mesmo ficar para 2020.

Paralelo