Grupo de vereadores montam alternativa à chapa pronta com mulheres e novatos
As movimentações pela Mesa Diretora da Câmara de Municipal de Maceió estão em pleno andamento. Não há definição de chapa nem de cargos antes do registro e da eleição. O vereador Galba Netto apareceu como um possível candidato a presidente de uma conjuntura inicial, mas outro grupo também se movimenta por não aceitar chapa pronta.
Do processo político e democrático, outros vereadores, entre novatos e mais experientes, se articulam para formar outra composição na disputa interna da casa. Quem conhece um pouco dessa seara, sabe que é possível haver blefes no número de votos até porque eles só se concretizam no momento do escrutínio. Nos bastidores, um lado diz contar com 16 votos e o outro com 11. Claramente, há dois votos a mais nessa história porque na Câmara só existem 25 cadeiras.
Da mesma maneira, pode acontecer alteração no cenário, seja para que lado for, com as conversas que estão sendo realizadas.
Alguns integrantes desse grupo querem separar a bancada de governo da eleição da mesa. Ou seja, cada coisa é uma coisa. Dizem que não estão debatendo, neste momento, se são governistas ou oposicionistas e querem o distanciamento do prefeito eleito, JHC, nessa decisão do Parlamento, que é diferente da questão da governabilidade. Também adotaram um discurso pela coerência da mudança e colocam que estão dispostos a abrir mão dos espaços na direção da Câmara para votar em novos vereadores, inclusive, priorizando a representação feminina.
E assim surgiram nos bastidores os nomes das vereadoras eleitas, Olívia Tenório como possível candidata a presidente em uma chapa com Teca Nelma como vice-presidente. Os demais espaços da Mesa Diretora seguem abertos para uma composição que garanta o somatório de apoios.
Resta acompanhar.