Grupo de vereadores apostam em Kelmann Vieira para representá-los na majoritária
Há um entendimento entre vereadores da capital que o grupo tem representatividade para participar das decisões em torno da eleição majoritária do próximo ano.
Os parlamentares entendem que a representação que têm com suas bases eleitorais também dá condições de serem representados com um candidato a prefeito ou a vice-prefeito.
O nome do grupo, que tem entre 13 e 15 vereadores, é o do presidente Kelmann Vieira. A gestão de Kelmann na Câmara Municipal de Maceió é bem avaliada. Realizou anseios antigos como a nova sede e se mantém longe de escândalos.
O grupo já abriu diálogo com o prefeito Rui Palmeira, que ao estilo pediu que aguardem um pouco mais. No entanto, eles têm planos na majoritária sem intransigência, alegam.
O protagonismo desejado é natural. Porém, os vereadores também serão candidatos à reeleição no mesmo pleito e há uma questão que não pode ser esquecida que é a decisão da instância partidária na majoritária. Isto pode afastar o grupo no que tange a proposta inicial.
E terão que pensar também na eleição proporcional, que não mais permite coligações entre partidos.
Em 2020, vereadores de todo o país terão direito a uma janela para mudar de legenda sem riscos com a chamada infidelidade partidária.
Na cronologia eleitoral, estas definições têm prazo.