Governo planeja inaugurar Hospital da Mulher no final de agosto
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, quando assumiu a pasta sabia que estaria diante de um desafio contínuo. Ele está empenhado em alcançar resultados que possam render uma avaliação positiva com o passar do tempo, visto que em saúde pública o possível a ser feito ainda é pouco.
Com 99% das obras concluídas, o Hospital da Mulher deve ser entregue no final de agosto, de acordo com o cronograma do Governo do Estado.
Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde espera publicar o edital do processo seletivo simplificado para contratar temporariamente o quadro de pessoal para o Hospital da Mulher. A escala de serviço ainda terá servidores efetivos que serão remanejados para a nova unidade. Em um segundo momento, o Estado fala em abrir concurso público para a Saúde, que contemplaria postos de trabalho no Hospital da Mulher e outros locais.
A administração do novo hospital ficará a cargo da Secretaria de Saúde com a participação da Uncisal. É estimado que cerca de 700 funcionários trabalhem na unidade especializada no atendimento à saúde da mulher, que funcionará no bairro do Poço, em Maceió, ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica.
Entre os atendimentos nas especialidades de obstetrícia, ginecologia, neonatologia, infectologia, cardiologia, mastologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, o secretário Alexandre Ayres destaca a existência de um centro de apoio às vítimas de violência sexual com peritos, médicos de plantão e um ponto de atendimento da Polícia Civil.
Com o Hospital da Mulher em atividade, Alexandre conclui a primeira etapa da ampliação da rede estadual de Saúde que prevê ainda o Hospital Metropolitano; mais três hospitais regionais em construção nos municípios de Delmiro Gouveia, União dos Palmares e Porto Calvo; e duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) em Maceió.
Mas o bom funcionamento de toda a rede, nova e antiga, é uma responsabilidade permanente do secretário e da equipe.