Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Fora do radar das campanhas, abstenções devem se repetir no 2º turno

A abstenção do 1º turno da eleição de Maceió deve ser esperada novamente no 2º turno. Ainda que o voto seja definitivo para eleger ou não um dos candidatos a prefeito, o fato da eleição dos vereadores ter sido finalizada se não contribui para uma menor mobilização do eleitorado no dia da votação, não coopera para o inverso. Outros fatores como a pandemia, o descrédito da política ou a falta de uma candidatura/campanha que empolgue este eleitor também estão inseridos.

A pesquisa Ibope divulgada nesta semana trouxe um cenário para os votos válidos, que é o resultado dos pontos percentuais das intenções de votos sem os indicativos de brancos e nulos.

Utilizando o resultado das urnas no 1º turno como parâmetro, ainda há uma fração relativa ao não comparecimento do eleitor nos locais de votação a se concretizar no próximo dia 29.

Na primeira etapa da eleição, a fatia que se absteve de votar chegou a 148.318 (25,04%) eleitores. Na segunda e última etapa, este eleitor segue fora do radar das campanhas com troca de acusações, disputas por espaços públicos, memes, apócrifos, brigas em debates e outras apelações.

Fará falta nas urnas.

Principalmente, para quem perder.

Paralelo