Em Rio Largo, vice-prefeita assume em clima de incerteza
Depois da Câmara Municipal de Rio Largo cassar o mandato do prefeito Gilberto Gonçalves, a vice-prefeita Cristina Gonçalves foi empossada como titular. Ela é esposa de Gilberto. O que causa descrença de uma parte da população por entender que nada muda.
Sim, a relação entre prefeito cassado e prefeita empossada é estreita. Mas é uma visão simplista achar que está tudo nos conformes.
A posição dos vereadores e o placar da votação que apreciou o processo de apuração das denúncias contra o prefeito revelam que os parlamentares estavam convencidos de que era necessário afastar Gilberto Gonçalves. E logicamente, sabiam quem assumiria a prefeitura.
Cristina assume o cargo com um evidente problema político. Ela é tida como uma incógnita na condução administrativa e nas relações políticas. No discurso de posse, a prefeita fez a defesa da gestão dizendo que pegaram “uma cidade pós-guerra que se tornou um canteiro de obras”.
Gilberto Gonçalves pode judicializar a questão. O substituto legal da nova prefeita passa a ser o presidente da Câmara de Vereadores, Thales Diniz.
É Rio Largo.
Sendo Rio Largo.