Deputado Arthur Lira é eleito presidente da Câmara Federal
O deputado Arthur Lira foi eleito para a Presidência da Câmara Federal com 302 dos 513 votos. A eleição ocorreu em apenas um turno.
Segundo levantamento do G1, o novo presidente da Câmara Federal defende a implementação de um novo programa emergencial de transferência de renda, dentro do teto de gastos, durante a pandemia; não defende vacinação obrigatória considerando contraindicações; se esquiva em relação aos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro por justificar não ser pauta de um parlamentar só; vincula a apreciação de pautas como aborto, costumes, posse e porte de armas e excludente de ilicitude à aprovação do colégio de líderes; aponta a necessidade de equilibrar a agenda ambiental com a de desenvolvimento econômico e social; e demonstra priorizar a pauta econômica como as reformas tributária, administrativa e a PEC Emergencial.
No terceiro mandato como deputado federal, Arthur Lira é o primeiro parlamentar por Alagoas a ser eleito para o cargo. Antes passaram os ex-deputados José Thomaz Nonô (assumiu após a renúncia do titular, Severino Cavalcanti) e Aldo Rebelo (alagoano, que exerceu mandato pelo estado de São Paulo).
Além do poder político conquistado, o orçamento da Câmara Federal é maior do que muitas das cidades brasileiras. Em 2020, a Lei Orçamentária Anual (LOA) previu um total de R$ 6,2 bilhões. Para se ter ideia em comparativo à capital alagoana, Maceió, no mesmo ano o total previsto foi de R$ 2,5 bilhões.
O presidente escolhido pelos pares presidiu as Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Orçamento em legislaturas passadas. E liderou a bancada do seu partido, o Progressistas, e blocos partidários.