Deputada Cibele Moura cria programa para fiscalizar a educação pública
A deputada estadual Cibele Moura assumiu um papel fiscalizador no campo da educação pública com um programa criado e executado pelo seu gabinete: o Rota da Educação.
A ideia consiste numa inspeção nas escolas da rede pública estadual para verificar de perto questões estruturais, de pessoal e itens como a merenda. Uma iniciativa interessante com a participação direta da parlamentar.
Cibele considera que pode ajudar o Governo com um retrato da educação na ponta construindo um relatório, dialogando com a comunidade escolar e no auxílio a mecanismos para corrigir falhas e resolver problemas pontuais.
Nesta primeira etapa, a deputada projeta visitar todas as escolas estaduais da região Norte, sua principal base política. O Rota da Educação já esteve em Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe e Passo de Camaragibe.
Apesar de recente, já houve tentativa de uso político por parte de outras forças, mas Cibele explica que compartilhou o projeto com o secretário de Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, e com o governador Renan Filho, e diz que ambos se mostraram entusiastas.
De fato, é uma boa prática. Como a parlamentar mais jovem da Assembleia Legislativa tem mais que atuar e fazer do mandato uma ferramenta popular.
Ainda deixa o bom exemplo para a classe política de que é possível inovar sem inventar a roda. E que cruzar os braços não é opção.
Mas não pode esquecer que mesmo sendo uma representante a nível de estado a coerência é um princípio político de extremo valor.
Por isso, terá que cobrar que o exemplo também seja dado nos municípios onde tem ligação estreita com os gestores.
No mais, a deputada acertou.