Como experiência, governador resolve sancionar projeto que libera venda e consumo de bebidas em estádios
O governador Renan Filho resolveu sancionar o Projeto de Lei 17/2019, aprovado no plenário da Assembleia Legislativa, que regulamenta a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios em Alagoas.
Paralelamente, o governador informou que vai solicitar ao líder do governo no parlamento estadual, deputado Silvio Camelo, que apresente um projeto de lei para que no prazo de 120 dias, após a efetiva aplicação do PL 17/2019, a medida possa ser amplamente avaliada, principalmente no campo da segurança e da integridade física dos cidadãos que frequentam as arenas esportivas e no entorno destes eventos.
O que caracteriza um período de experiência para mensurar os impactos da comercialização e do consumo de álcool nos estádios. A mudança enfrenta resistência de setores, mas Renan Filho procurou diálogo com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, com entidades da sociedade civil e com a Assembleia Legislativa.
Há de se considerar, pelo menos no caso do Estádio Rei Pelé - quase, Estádio Rainha Marta - que a atual logística de atendimento e vendas (dos produtos que já são permitidos) não tem uma dinâmica de agilidade e alcance que possa ser definida como sistemática. No caso das bebidas alcoólicas ainda é necessário observar como se comportará este processo.
Renan Filho está em São Paulo, onde participou do evento promovido pela Revista Exame sobre parcerias público-privadas e concessões de serviços públicos.
Mas antecipou o posicionamento, ao vivo, pelas redes sociais.