Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Com novo comando, PSC deixa JHC e deve coligar com o Palácio

Com a chegada do prefeito Renato Filho na Presidência do PSC, o deputado federal JHC - praticamente - perde um partido para a eleição 2020. Sob o comando do pai do deputado, João Caldas, a sigla era tida como certa numa eventual coligação do pré-candidato a prefeito. Além do PSB, que tem o próprio JHC como principal líder no estado.


As chances de Renato coligar com João Henrique são mínimas para não dizer nenhuma. Não por ter algo contra o parlamentar, mas por, naturalmente, querer manter e aprofundar a relação política que conquistou com o Palácio República dos Palmares. Hoje, distante de JHC e vice e versa.

O novo dirigente partidário não quer ser visto como um cacique. Embora, tenha chegado numa posição estratégica para poucos políticos de Alagoas. Com um partido para chamar de seu, Renato Filho garante participação nas principais decisões eleitorais e tem projetos pela frente.

Voltando para JHC - gostem ou não dele - é considerado o favorito para a Prefeitura de Maceió. E não faz o estilo pragmático padrão que esteja preocupado em ter o maior número de alianças. Foi assim, praticamente sozinho (politicamente) que quase chegou ao 2º turno da eleição para prefeito de Maceió, em 2016. E foi o deputado federal mais votado da história de Alagoas com um pouco mais de 178 mil votos, em 2018.

Sem o PSC, ele deve ir para as ruas em busca do voto do mesmo jeito.


E desta vez, pode atrair um maior interesse de parte da classe política em apoiá-lo.

O que já vem sendo dito por alguns destes nos bastidores.


Paralelo