Candidatura de Arthur Lira na Câmara nunca existiu
O deputado Arthur Lira tentou montar um bloco alternativo ao grupo do presidente e candidato Rodrigo Maia, sem sucesso. O movimento foi entendido como uma candidatura, mas o que estava em jogo era o espaço pretendido na composição de Maia na Mesa Diretora, nas comissões e a liderança de um grupo de deputados maior do que o PP, partido ao qual lidera.
A articulação não deu certo no quesito quantidade, sequer a bancada do PP estava inteira na ideia. E Maia acenou para a possibilidade de fechar um acordo e sanar quaisquer pendências políticas em torno da eleição da casa.
A Presidência da Comissão de Constituição e Justiça é o objetivo do deputado Arthur Lira, mas já fora prometida ao PSL. O apoio a uma candidatura a presidente da Câmara Federal, em 2021, pode refazer a aliança, mas com alguns ingredientes a mais no pacote.
Ainda assim, é preciso aguardar que se concretize na prática. Há dúvida de que o articulador alagoano - Arthur - queira estar na principal cadeira da casa e se tornar centro das atenções em Brasília.
Evidente, que o deputado quer ter força na Câmara e no Governo.
Bônus.
Não, ônus.