Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Campanha entra na reta final com desconstrução e proposição na busca pelo voto

As eleições municipais em todo país entraram na reta final - nas duas últimas semanas de campanha. Em Alagoas, somente a capital Maceió se enquadra na possibilidade de 2º turno, que depende do número de eleitores (mais de 200 mil), além do resultado nas urnas, desde que um dos candidatos para o Executivo não obtenha mais da metade dos votos válidos.

O entendimento comum é que teremos um segundo round entre os dois candidatos mais votados no próximo dia 15 e a campanha eleitoral deverá se estender por mais duas intensas semanas de campanha. Claro, as urnas podem apresentar surpresas como já vimos acontecer.

Até que se mostre outro cenário nas pesquisas - há uma registrada para divulgação nesta quinta-feira (5) - ou que os votos se concretizem nas urnas, os três principais candidatos, por ordem alfabética, Alfredo Gaspar, Davi Davino Filho e JHC, estavam ou estão buscando descolar um do outro e ou superar um ao outro. É neste ambiente que as campanhas partem para tentar assegurar a permanência na disputa.

E os sinais já estão claros na propaganda eleitoral. Todos elevaram o tom das críticas aos concorrentes. Por outro lado, a campanha propositiva também existe e tem importância para o resultado.

Mas somente o eleitor, de maneira individual, pode decidir o que afasta e o que define o seu voto.

Não tem fórmula exata.

Paralelo