Bancada do "flopou" é o hit político do São João no Jaraguá
A tentativa de formação de um grupo de vereadores de oposição ao prefeito JHC, na Câmara de Maceió, teve mais divulgação do que efeito prático. Diferente do propagado, o clima no Legislativo da capital está politicamente tranquilo e isso reflete nas relações com o Executivo Municipal.
Três personagens, além do próprio JHC, têm sido importantes na condução desse relacionamento: o secretário de Governo, Jr. Leão, a quem é atribuído uma mudança para melhor na interlocução entre parlamentares e Prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, Galba Netto, linha de frente do prefeito que exerce com habilidade sua liderança na casa; e o líder do Governo, Chico Filho, que assumiu o posto para contribuir com a experiência de quem presidiu a Câmara.
Hoje, o bloco de situação tem ampla maioria com 20 dos 25 vereadores e nem as questões partidárias estão impedindo esse posicionamento político. A observação global é que a investida do Palácio República dos Palmares chegou tarde, por via inadequada e de maneira equivocada.
Questionável do ângulo da boa política, a diligência para tumultuar os trabalhos legislativos, em Maceió, repentinamente, para fins eleitorais, não angariou um só voto.
No Jaraguá, em pleno São João, o hit político é a bancada do "flopou".