A ausência de Renan Calheiros na diplomação dos eleitos
O senador Renan Calheiros não compareceu na cerimônia de diplomação dos eleitos por Alagoas. O motivo ele próprio tratou publicamente. Os pedidos de direito de respostas movidos pelo jurídico da campanha dele, enquanto candidato, na última eleição, demoraram para obter a análise do Tribunal Regional Eleitoral na avaliação dele.
Segundo Renan, os julgamentos só aconteceram no último dia da propaganda eleitoral, depois de obtê-los nos juízes auxiliares. E mesmo tendo sido favoráveis, a veiculação do direito de resposta não foi ao ar devido à suspensão da exibição, neste caso concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A resposta, disse Renan, foram os votos recebidos pelos eleitores que o elegeram para o quarto mandato consecutivo de senador.
Nota
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), em sua composição plenária, nesta terça-feira (18), após ter tomado conhecimento das declarações postadas em redes sociais pelo nobre senador Renan Calheiros, esclarece que, durante o pleito eleitoral de 2018, todos os processos submetidos à Corte foram julgados dentro dos limites da legislação eleitoral e rigorosamente em obediência aos prazos legais.
Considera, ainda, que as manifestações oriundas da classe política, unanimemente elogiosas e dirigidas à Justiça Eleitoral alagoana são suficientes para o esclarecimento devido ao povo de Alagoas.
Maceió, 18 de dezembro de 2018.
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas