Arthur Lira aparece bem posicionado em levantamento da eleição da Câmara dos Deputados
Levantamento realizado pelo Estadão consultou os deputados federais sobre o voto para presidente da Câmara. Até o presente, concorrem Marcel Van Hattem (Novo-RS), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP). Além dos parlamentares Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), que polarizam a disputa.
De acordo com o veículo de comunicação, 190 deputados confirmaram voto no candidato Arthur Lira. Outros 122 deputados afirmaram votar em Baleia Rossi. E mais 22 deputados apontaram preferência em outros candidatos. Porém, 162 deputados não se posicionaram e 17 não foi possível o contato.
Observada a bancada dos Estados, Sergio Toledo, Marx Beltrão e Severino Pessoa confirmaram que votam no candidato alagoano. Assim como Isnaldo Bulhões Jr. e Paulão afirmaram que acompanham Rossi. Os demais, Pedro Vilela, Nivaldo Albuquerque e Teresa Nelma não responderam ao Estadão.
Vencerá a eleição no primeiro turno quem obtiver a metade mais um da totalidade dos votos, que corresponde a 257.
Bem posicionado, mesmo depois de ter perdido o apoio formal do partido Solidariedade, o candidato Arthur Lira segue em viagem pelo Brasil visitando lideranças políticas para assegurar apoios e ou avançar na articulação para a eleição interna.
Em ambos os lados, há dissidências em relação ao posicionamento partidário. E apesar do voto ser secreto, a falta de posicionamento de parte dos parlamentares reforça a indefinição do cenário.