Afinado com o governador, Luciano Barbosa assina Carta de Teresina
Presente na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, o vice-governador Luciano Barbosa assinou a Carta de Teresina, onde anunciaram uma agenda conjunta na Europa em busca de investidores para projetos de integração entre os estados; fortaleceram medidas para compras públicas coletivas para os estados; manifestaram preocupação com o anúncio de privatizações no âmbito do Governo Federal; anunciaram a elaboração de um documento com uma proposta de reforma tributária e pediram agilidade no PL 9281/17, que disciplina repasses federais para ações de defesa agropecuária.
Além disto, foi assinado o contrato do programa de compras coletivas, entre os nove estados nordestinos, para equipamentos e insumos.
Luciano Barbosa considera que a medida vai resultar em preços mais baixos, porque tem um ganho de escala, e consequentemente, a diminuição do preço unitário.
O vice-governador e secretário de Educação representou o governador Renan Filho, enquanto o titular participava de outras agendas em Brasília para tratar das ações de reposição do Fundef e repartição dos royalties do petróleo. Além de pautas federativas.
No campo político, Luciano segue afinado com o governador desde a campanha de 2014.
É atualmente o principal nome no grupo político para a sucessão.